A Associação dos Amigos do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (AHMI) se mobilizou para arrecadar fundos com a 2ª Edição do Bazar AHMI no Shopping Iguatemi, que ocorreu entre os dias 4 e 12 de dezembro. No quiosque, instalado em espaço cedido pelo shopping, foram comercializados produtos recebidos por meio de doação e itens produzidos pela própria associação. A AHMI tem o objetivo de ajudar na manutenção dos serviços de saúde prestados às crianças, adolescentes e mulheres atendidos pelo Hospital Materno Infantil Presidente Vargas.
No quiosque, foram arrecadados R$44.420,10 com a venda dos produtos, que inclui ursos de pelúcia, chinelos, velas, produtos de banho e perfumaria, livros, e a adoção do Projeto Ahmi Bebê.. A ação contou também com a participação de 14 voluntários, que trabalharam no atendimento e na organização do espaço.
Os recursos arrecadados serão revertidos para o Clube AHMI, que tem como objetivo possibilitar o apoio no cuidado dos bebês e das mães atendidos pelo Hospital, que oferece 100% de atendimentos pelo SUS. Os membros do Clube AHMI podem auxiliar nessa acolhida com valores a partir de 30 reais mensais. Segundo o comitê da AHMI, apenas com uma pequena parcela por mês já é possível manter os projetos em prol do HMIPV funcionando.
Além da filiação ao clube, está chegando o prazo final para destinar parte do Imposto de Renda para ser aplicado no trabalho da AHMI. A destinação pode ser feita por meio do link doacoes.prefeitura.poa.br/instituicao/6296. Mais informações de como funciona o Funcriança você encontra no site ahmi.org.br ou pelo tel. (51) 99620-7080.
Sobre a AHMI:
A Associação dos Amigos do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (AHMI) é uma entidade jurídica de direito privado, sem vínculo político, partidário ou fins lucrativos, totalmente voltada ao voluntariado. Fundada em 2006, é formada por pessoas que têm em comum o carinho pelo hospital e a atenção aos pacientes que o utilizam. A AHMI busca ajudar na manutenção dos serviços de saúde prestados às crianças, adolescentes e mulheres do município de Porto Alegre, da região metropolitana e de outras cidades do Rio Grande do Sul.
Sobre o comitê da AHMI:
Fernanda Etchepare é presidente da AHMI desde 2021. É economista e pós-graduada em Consultoria de Gestão. Foi empresária no segmento de alimentação por 20 anos e hoje atua com consultoria própria para o desenvolvimento do terceiro setor, assessorando investidores sociais e organizações sociais civis para conectar seus interesses na área de responsabilidade social. Com o voluntariado sempre presente desde sua adolescência, espera que mais pessoas venham a se engajar e entender que não são somente com recursos financeiros que as pessoas podem colaborar, que dedicar sua expertise em algumas áreas de gestão pode ser mais valioso, pois pode alavancar todo o desempenho da organização. Para Fernanda, o papel das organizações da sociedade civil deve ser valorizado na sociedade, pois trabalham para aumentar a eficiência das políticas públicas e inovar nas soluções, trazendo melhores resultados e, geralmente, chegam onde o Estado não consegue chegar.
Gabriela David de Toledo é vice-presidente da AHMI. Formada em medicina pela PUCRS em 1997 com residência em Medicina Geral Comunitária (medicina de família) e em Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Trabalhou por 9 anos na radiologia e ecografia do Hospital São Lucas da PUCRS e em 2006 iniciou o trabalho como radiologista no HMIPV. Ganhou o título de especialista em Ultrassonografia pelo Colégio Brasileiro de Radiologia.
Flavia Alvarez é administradora de empresas e pós–graduada em marketing; se apaixonou pelo projeto social AHMI Bebê, acreditando no potencial de transformação que ele possui. Ela leva consigo a frase “mudando o começo de uma história, mudamos a história toda”, referindo-se aos primeiros 1.000 dias de vida de uma criança, importantes para a saúde dos futuros adultos.
Silvana Rodrigues é engenheira civil, atuou como empresária durante 20 anos na área comercial de sua empresa na liderança e formação de equipes de vendas. Em 2018 participou de uma ação como doadora e foi convidada a conhecer o Hospital, e se encantou com a dedicação dos profissionais que lá atuam, da mesma forma que foi sensibilizada pela carência das pessoas que são atendidas, vendo ali uma oportunidade de exercer a cidadania, atuando de maneira mais abrangente como voluntária. Desde então, faz parte do comitê da AHMI com o planejamento de ações e captação de recursos para a viabilidade dos projetos. Ela acredita que surpreender e fazer a diferença tanto no trabalho, quanto na vida pessoal é importante.