Na data, valor arrecadado com a venda de espressos será doado à Casa do Menino Jesus de Praga
Com o intuito de valorizar o Dia Nacional do Café, o Café do Porto vem realizando, todo 24 de maio, desde 2002, o Dia do Espresso Feliz, adicionando solidariedade a essa comemoração. A iniciativa, que atinge sua 15ª edição, consiste em reverter parte da renda arrecadada com as vendas de café espresso efetuadas na data para a Casa do Menino Jesus de Praga – uma instituição que luta para dar melhores condições de vida a crianças abandonadas portadoras de lesões cerebrais.
Idealizado pela empresária Ana Cláudia Bestetti, proprietária do Café do Porto, o evento já se tornou tradicional em Porto Alegre. Este ano, “Amigos do Café do Porto” se juntam ao evento e estarão trabalhando como atendentes no final do dia – a partir das 18h – para incentivar a venda do produto. São eles: o agitador cultural Miltinho Talaveira, a educadora física Luciane Citadin, a empresária Fernanda Etchepare, a assessora de imprensa Làura Schirmer, a artista plástica Lou Borghetti e Ana Flora Bestetti, irmã da proprietária.
Além disso, a exposição Café Relicário, do grupo de alunas do Atelier Lou Borghetti homenageia o café utilizando a temática para criar relicários que estarão expostos de 24 a 29 de maio nas paredes da cafeteria. Serão 15 obras em assemblage, técnica que une pintura, colagem e objeto, em caixas de 50 cm X 25 cm X 8cm. Os objetos, alusivos ao tema “café” foram trazidos por cada aluna para a sua composição, resultando em relicários muito peculiares e próprios. No clima solidário, as artistas reverterão 50% do valor das obras para a Casa do Menino Jesus de Praga. Anemarie Biasi, Delise Geiger Renck, Iliana Georgoadis, Laura Pretto Vargas, Lidice Zaniratti, Lya Luft, Magda Ellwanger, Maria Teresa G. Poleto, Mara Regina Pulgatti, Marisa Motta, Mery Bavia, Sophie Isdra, Susana Silva Costa, Tita Macedo, Zaira Logemann. A mostra também terá participação especial do artista plástico e marchand Renato Rosa, que produzirá seu relicário.
O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café. Sua história econômica e cultural está longa e profundamente marcada pelo cultivo desse grão. Como legítimo e fiel representante da arte de preparar um bom café, o Café do Porto não podia deixar o Dia Nacional do Café “passar em branco”.
Serviço
Dia do Espresso Feliz – 15ª edição
Data: 24 de maio de 2017 – Dia Nacional do Café
Café do Porto da Rua Padre Chagas, 293, Porto Alegre
Horário de funcionamento: das 10h às 22h