Por recomendação do Governo, em razão das consequências do novo Coronavírus (COVID-19), muitas pessoas e empresas aderiram ao Home Office. A designer de interiores Letícia Almeida e proprietária da Com’Up Espaços e Estratégias, que existe há três anos, com a missão de potencializar os negócios de empresas ou profissionais liberais através de um consistente trabalho de identidade, listou oito dicas para ajudar a compor um espaço de trabalho em casa ou no apartamento, seja eventual ou permanente. São estas:
1. Organização do espaço: organizar o material de trabalho e de escritório é um item fundamental para que o trabalho em casa realmente flua.
2. Afeto: o seu espaço de trabalho pode e deve conter referências afetivas – sejam fotos, bilhetes ou presentes de pessoas queridas. A presença destes elementos inspira e ameniza os ânimos nos momentos de stress, lembrando que há muito mais a sua espera.
3. Natureza: conhece o conceito de biofilia? A presença da natureza, independentemente do tamanho do espaço que você dispõe para o seu Home Office, também é um potente fator de bem-estar. Para trazê-la para o ambiente, aposte em elementos como plantas em vasos ou aquáticas, iluminação natural e materiais naturais.
4. Cores: invista nos tons ligados à intelectualidade e à criatividade, como o laranja e o amarelo, seja nas paredes, revestimentos ou elementos decorativos. Por serem cores mais estimulantes, se preferir, aposte em adotá-las de forma pontual.
5. Layout: evite alocar o seu Home Office em espaço muito confinado ou com circulação atravancada. Este é um fator que traz mal-estar e irritação. Sempre que possível, procure também posicionar a sua mesa de trabalho de frente ou de lado para a porta de entrada no ambiente – assim você ficará mais relaxado e focado nas atividades profissionais.
6. Iluminação: é fundamental evitar a incidência de iluminação (natural ou artificial) na direção dos olhos, causando ofuscamento. Essa situação provoca desconfortos, como fadiga visual e cefaleia. Procure posicionar a sua mesa de trabalho de lado para as janelas, e as luminárias com foco em seus papéis e materiais de trabalho.
7. Materiais: procure adotar em seu Home Office materiais de fácil manutenção, seja em sua bancada de trabalho, em sua cadeira ou nos demais móveis. Desta forma, é muito mais fácil manter o seu espaço limpo, evitando alergias e outros problemas respiratórios.
8. Estilo: é fundamental que você se reconheça nos ambientes da sua casa, e no home office não é diferente. Mesmo que seja um espaço funcional, você merece que esteja alinhado ao seu estilo e à sua personalidade.
As dicas listadas por Letícia Almeida contêm conceitos de design de interiores, psicologia e Feng Shui (termo de origem chinesa que representa o conhecimento das forças para a conservação de influências positivas presentes em um espaço e redirecionamento das negativas, com o objetivo de beneficiar o usuário).