Na sexta-feira, dia 19 de maio, a enóloga portuguesa, Filipa Pato, veio a Porto Alegre para lançar mais um de seus vinhos, o Post Quercus. A novidade tem 500 ml e é feito em ânfora, seguindo a linha de produção autêntica da enóloga. O evento foi produzido e sediado pela equipe da Importadora Porto a Porto, onde são comercializados os vinhos da enóloga.
Graduada em engenharia química pela Universidade de Coimbra, Filipa é pioneira no segmento de produção de vinhos, pois está inserida em uma área antes dominada por homens. A enóloga é exemplo da mudança e é reconhecida internacionalmente, considerada uma das dez profissionais mais influentes de Portugal, trazendo sua paixão pelos vinhos. Em seu trabalho, Filipa busca identificação com o local onde são produzidas as uvas, valorizando o conceito de que o vinho é uma questão de origem. Com esse “regionalismo”, ela combina a necessidade de criar vinhos que agradem os paladares de outros países.
A família Pato se dedica à criação de vinhos na Bairrada há cinco gerações. A filosofia comum a todas as gerações sempre incidiu na inovação da viticultura e enologia em cada colheita.