Gravura convida para exposição Passagem em homenagem a Cláudia Fontoura Tellechea, com percentual de vendas revertido para a Liga Feminina de Combate ao Câncer

Claudia Fontoura Tellechea e Gabriela Fontoura Brasil - (Foto Liane Neves)

Claudia Fontoura Tellechea e Gabriela Fontoura Brasil – (Foto Liane Neves)

Lembrada pelo seu carisma, simpatia e espírito livre, a artista Cláudia Fontoura Tellechea, será homenageada em exposição na Gravura Galeria de Arte. A iniciativa partiu de sua filha, Gabriela Fontoura Brasil, que escolheu 15 de suas pinturas para a mostra “Passagem”, que iniciará no dia 04 e segue até o dia 28 de agosto. Para relembrar e dar continuidade à essência solidária da mãe, Gabriela decidiu reverter um percentual das vendas das obras para a Liga do Combate ao Câncer do Rio Grande do Sul.

A data escolhida para a abertura da exposição “Passagem”, além de trazer à tona lembranças de Claudia Fontoura Tellechea, que faleceu há 11 anos, também traz de volta umas das suas datas favoritas no ano: o seu aniversário. “Com a sua ousadia e intensidade, minha mãe marcou uma época e a sua geração. Ela foi festa, passionalidade e personalidade”, explica, Gabriela Fontoura Brasil, orgulhosa de manter as memórias da mãe ainda vivas.

A ideia de organizar uma mostra foi baseada nas palavras da própria Claudia, que falava que só deixaria de existir no dia em que não fosse mais lembrada, “e eu me esforço para não deixá-la de fato partir”, enfatiza Gabriela. A arte, para a artista significava um estado de busca pelo autoconhecimento e introspecção, a própria expressão do feminino através das obras “desejos, magia e sedução”, a busca pela serenidade presente nas “paisagens” e o turbilhão de emoções expressas através do “mar revolto”.

Os trabalhos selecionados possuem diferentes estilos e dimensões e farão parte de um leilão virtual beneficente ao final da exposição. Os visitantes da exposição poderão comunicar o primeiro lance ao visitar a Gravura. As visitações da mostra acontecerão de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h30 e sábados das 9h30 às 13h30, seguindo as medidas de saúde necessárias.

Sobre Claudia Fontoura Tellechea:
A artista participou de exposições nacionais em locais como Natan Joias, Galeria Alencastro Guimarães e Shopping Moinhos de Vento. Ela também apresentou o seu trabalho internacionalmente, no Uruguai, nos seguintes locais: Hotel La Capilla, Hotel Las Cumbres de La Ballena, Hotel Conrad e Secretaria de Turismo de PDE, Alcaldia de Punta del Este, Hotel San Rafael e Liga de Fomento.

Sobre a Liga Feminina do Combate ao Câncer:
A Liga Feminina de Combate ao Câncer no RS foi fundada em 1954 para dar apoio aos pacientes carentes oncológicos dos Hospitais Santo Antônio e Santa Rita. Está sediada nas dependências do complexo hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, tendo por finalidade assistir, conscientizar e educar com o objetivo da prevenção do câncer e melhorar a qualidade de vida desses doentes. Seus princípios são a solidariedade, o voluntariado, o comprometimento e a credibilidade. Atualmente são 87 Ligas Regionais com aproximadamente 4.800 voluntárias em todo o Rio Grande do Sul.

SERVIÇO
Exposição “Passagem” em homenagem a Cláudia Fontoura Tellechea
Visitação: de 04 a 28 de agosto de 2021
Leilão: 25 de agosto
Local: Gravura Galeria de Arte (Rua Corte Real, 647 – Petrópolis)
Horários: de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h30 e sábado das 9h30 às 13h30, com todos os cuidados necessários.
Fones: (51) 3333-1946, (51) 99718-9258 e (51) 99666-3972.
Use máscaras, álcool gel e evite aglomerações.