Há três anos realizando ações solidárias em prol de causas sociais, as treze proeminentes mulheres porto-alegrenses que compõem o grupo Voluntárias Pela Vida: Ana Paula Vasconcellos Ribeiro, Bettina Becker, Cláudia Nubia Warken Bartelle, Helena Dahne Bartelle, Josiane Nogueira de Castro, Karla Graziottin Cagliari Johannpeter, Mariana Araújo Santos Chies, Marina Sirotsky, Nora Livonius Teixeira, Rosana da Silveira, Sabrina Lopes Ribeiro, Scheila Vontobel e Zulma Veloz, realizaram, mais uma vez, um grande evento de arrecadação de fundos para uma causa muito importante: a ampliação e reforma das salas de cirurgia e UTI neurológica do Hospital São José dentro do complexo Santa Casa.
Nesses últimos anos elas já realizaram outros eventos que possibilitaram melhorias no setor da saúde e que tiveram um impacto regional, como a construção da nova UTI pediátrica do Hospital da Criança Santo Antônio da Santa Casa, que atende crianças do Brasil inteiro, pois é referência na América Latina. Neste ano, as Voluntárias já realizaram um evento de arrecadação, a II Feijoada Voluntárias Pela Vida, que levantou cerca de 500 mil reais para a reforma do Hospital São José. A reforma tem como orçamento total o valor de R$ 5.700,00 e graças ao Baile realizado, elas conseguiram arrecadar a quantia que faltava.
Com o dinheiro arrecadado e doado ao hospital, haverá uma ampliação de 50% da área física do bloco cirúrgico e ampliação de 22% da capacidade cirúrgica, o que reduzirá em cerca de 80% o tempo de espera por uma cirurgia. Com a reforma concluída, a fila de espera para uma cirurgia neurológica passará de 3 a 4 meses para aproximadamente 2 semanas. Além da reforma e ampliação da UTI com a construção de mais sete quartos para internação. A obra tem previsão de entrega para outubro de 2018.
No baile de gala, o banquete foi preparado para cerca de 800 pessoas e estava sob o comando do Chef Lúcio, já conhecido na capital gaúcha desde 1998 pelo serviço de excelência. Durante a noite foi servido champagne Moet Chandon, além de caipiras Dudu das Caipiras. A decoração teve assinatura de Bettina Becker da NB Eventos, e as flores da decoração ficaram por conta de Fernanda Rosa Flores Boutique. Os Djs Henrique Fernandes e Lê Araujo e o saxofonista Vini Netto também participaram da noite, levando sua sonoridade para o encontro solidário.
No roteiro da noite um leilão com peças doadas especialmente para o evento foi conduzido por um quarteto de peso: Nelson Sirotsky e Ricardo Vontobel, com o apoio do leiloeiro Norton Fernandes e do colunista social Paulo Gasparotto. Dentre as peças leiloadas, destaque para um par de brincos em ouro branco e brilhantes doado pela La Fée, uma moto BMW doado pelo Grupo IESA, uma escultura de Pablo Atchugarry doada pelo próprio artista e por Sergio Grosskopf e Nora Teixeira, uma serigrafia de Iberê Camargo doada por Jorge Gerdau Johannpeter, duas obras de Monteiro Lobato doados por Joyce Campos Kornbluh, uma pintura óleo sobre tela do artista Ado Malagoli e uma pintura óleo sobre tela do artista Carlos Páez Vilaró doadas por Ane e Eduardo Goldsztein, uma escultura abstrata doada por Bia Doria, e dois vinhos Chateau Mounton Rothschild de doação anônima. No total, o leilão arrecadou R$ 1.250.000,00 reais, completando o valor necessario para cobrir as despesas da reforma e ampliação do hospital.
A mestre de cerimônias da noite foi a jornalista e apresentadora Rodaika Daudt. Outras presenças ilustres tornaram o evento ainda mais especial, como o cantor Latino que fez um show para animar os convidados, Humberto Martins, o Eurico da novela global “A Força do Querer”, as ex-BBB’s Emilly e Mayla Araújo, Alice Ferraz, Helena Lunardelli e Lalá Noleto. Beto Pacheco trouxe de São Paulo as modelos Renata Kuerten e Fernanda Motta e Luciana Tranchesi.
A II edição do Baile de Gala Voluntarias pela Vida superou as expectativas de arrecadação do grupo e graças a ajuda de todos os convidados que contribuíram a reforma será possível. Com mais um evento sucesso, as Voluntárias Pela Vida fecham o ano de 2017 com chave de ouro.