No próximo dia 20 de novembro, a websérie “Vozes Negras Importam” será oficialmente lançada. Marcando os 50 anos da comemoração do Dia da Consciência Negra no Brasil, o projeto é dividido em doze episódios e tem o objetivo de tratar de questões culturais, sociais e políticas, servindo como um registro histórico da arte negra produzida no Rio Grande do Sul.
Acreditando no poder da arte de sensibilizar, impulsionar reflexões e motivar mudanças, o trabalho audiovisual retrata a história e trajetória de cantores e cantoras negras do estado. O projeto conta com produção de Paulo Dionísio, direção de Tiago Trindade e roteiro de Ryll Ribeiro, e foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, com financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Sedac, patrocínio da Sulgás e apoio da Baden Torrefação.
Cristal, Geda, Glau Barros, Graziela Pires e Dejeane Arrué (50 Tons de Preta), Jorge Foques, Luana Fernandes, Marietti Fialho, Pâmela Amaro, Paulo Dionisio, Rafa Rafuagi, Serginho Moah e Valéria Barcellos apresentam através de conversas suas batalhas e dificuldades pessoais e artísticas, bem como conquistas e vitórias da carreira. Desta forma, a websérie se propõe a gerar maior difusão do trabalho dos artistas envolvidos, bem como chamar atenção para a rica produção cultural de pessoas negras no Rio Grande do Sul, estado ainda fortemente marcado pelo preconceito e pelo racismo. Interligando as narrativas, o ator e professor de teatro Anderson Vieira participa através de inserções reflexivas em todos os capítulos.
O primeiro episódio do projeto “Vozes Negras Importam” estará disponível a partir de sua estreia, no dia 20, através do site www.vozesnegrasimportam.com.br. As demais partes serão lançadas de forma gradual, entre novembro e dezembro. Para celebrar o lançamento, lives e bate-papos online com os artistas envolvidos também serão realizadas pelas próximas semanas, ampliando a divulgação do trabalho de todos os envolvidos. Além disso, a websérie será expandida em um curta-metragem, sendo disponibilizada para exibição em centros de cultura, escolas públicas e projetos de formação musical.